Quanto tempo preciso para fazer meu Tcc?
- Elizete Almeida
- 28 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Essa pergunta sempre é feita por alunos nas últimas fases da graduação.
Embora toda Instituição de ensino tenha um cronograma bem elaborado e com todas as etapas bem definidas e certamente com os prazos estabelecidos para cada uma delas, o aluno sempre acha que poderá “acumular etapas”, ou “dar um gás”, ou ainda encontrar alguém que faça o trabalho braçal, quando o prazo estiver acabando.
Se considerarmos que a atividade de desenvolvimento de um trabalho de conclusão, que pode ser um artigo técnico ou científico, uma monografia, um relatório, uma dissertação ou uma tese, independente da complexidade de cada um, o quesito essencial é aproveitar esse momento para aprender.
Aprender que a vida acadêmica consolida experiências de vida e a realização do Tcc é mais uma oportunidade de experimentar, compartilhar e obter conhecimentos que serão usados em outros momentos da vida pessoal.
Para os iniciantes, alunos de graduação que enfrentarão esse momento pela primeira vez é fundamental escolher um tema pelo qual tenha além de interesse, afinidade, uma vez que têm pouca experiência no assunto. Para estes recomendo que comecem a pensar no Tcc já a partir do segundo ano de faculdade e vá identificando as áreas mais interessantes e principalmente comece a “escolher” ou “selecionar” o orientador, pois quanto mais tempo tiverem para falar sobre o tema e os desafios do desenvolvimento do trabalho de conclusão, mais fácil será.
Mas se o pesquisador já enfrentou outros momentos de conclusão de fases acadêmicas e está fazendo uma pós-graduação ou um mestrado, o planejamento da dissertação ou da tese exigirão tempos mais longos e planejamento rigoroso.
A maioria das Instituições de Ensino Superior e Técnico não dispõe de horas suficientes para a orientação de alunos quanto à metodologia para desenvolvimento de trabalhos de conclusão e ofertam uma carga horária limitada para um número grande de alunos, e isso pode acarretar prejuízos, atrasos no cumprimento dos prazos, desistências e até reprovações.
Então você pode estar pensando: mas afinal quanto tempo vai levar para fazer meu Tcc?
Se você já começou, se as etapas já estão adiantadas, se ainda não sabe o tema, se não tem orientador. Se estiver na fase de “pensando em desistir”, ou se já leu toda a bibliografia recomendada por seu orientador. Se estiver inseguro nas considerações finais, se o método utilizado não trouxe os resultados que comprovem a hipótese. Você já sabe que o prazo depende de você! Mas se precisar de um suporte pode contar sempre com a Tccway.com.
Aproveite bem seu tempo!
Comments